- O candidato que optar pela prova de redação on-line receberá o link www.fema.com.br/processoseletivo/prova/ no comprovante de inscrição e no e-mail. O link vai permitir o acesso ao ambiente da redação que deverá ser feito com o preenchimento do nome e do CPF. O link, quando acessado, ficará aberto por duas horas para concluir a redação. Esgotado o período de duas horas, o ambiente será fechado e a prova será considerada concluída.
- A prova de redação será do TIPO NARRATIVA. Neste tipo de texto, o candidato conta ou narra um fato ou uma história a respeito do tema proposto.
- Evite fórmulas preestabelecidas. O mais importante é que o texto apresente ideias organizadas e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- A narrativa deverá ser escrita em 1ª pessoa. Seu texto será avaliado de acordo com os seguintes critérios: fidelidade ao tema, adequação de linguagem, clareza, objetividade, correção gramatical, coesão e coerência. O título contará uma linha do texto.
- O tempo para a realização da redação é de 2 (duas) horas.
- Lembre-se: não será considerado o texto que não desenvolver o tema escolhido.
- Elabore um título para a redação.
- Antes de iniciar a prova on-line, é importante que o candidato reserve um tempo, no mínimo 2 (duas) horas, e confira a sua conexão com a internet.
- Uma vez iniciada a prova on-line, não há como dar pausa, reiniciar ou retomar a mesma.
- O tempo de realização da prova on-line será controlado por meio de um cronômetro que encerra a aplicação quando o tempo limite é atingido Se o candidato alternar as abas no navegador, a prova será fechada.
- Não é permitido copiar e colar.
- A prova pode ser realizada de qualquer dispositivo com acesso à internet, até mesmo celular.
- Escreva uma narrativa (história) em primeira pessoa, com cerca de 20 a 30 linhas, desenvolvendo um episódio marcante a partir de um dos temas sugeridos. O texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Construa personagens, cenários e ações de forma coesa, e explore emoções, pensamentos e/ou reflexões ao longo da história. Utilize a norma-padrão da Língua Portuguesa e mantenha a coerência textual.
CPF:
Não digite . e nem - (apenas números)